COMO REDIGIR UM PEQUENO "ENSAIO FILOSÓFICO"?
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A avaliação (escrita e oral) do "Pequeno Ensaio Filosófico" terá em consideração os critérios exarados nos documentos oficiais da Escola
Temas e leituras
Pretende-se a delimitação rigorosa de um problema filosófico
(a ser sugerido) dentro de uma área temática.
Os temas/problemas indicados nas AE são especialmente adequados para os alunos redigirem um pequeno ensaio.
O docente irá sugerir algumas leituras de capítulos de livros e/ou artigos publicados em revistas, websites, blogues, bem como a sugestão de visionamento de filmes e/ou documentários.
Tamanho e convenções
No corpo do ensaio deve-se usar a letra Times New Roman, tamanho 12, e espaço entre linhas de 1,5. O pequeno ensaio deve ter no mínimo 1500 caracteres (aproximadamente uma página A4) e um máximo de 3000 caracteres (aproximadamente duas páginas A4).
Autoria e Fraudes (Plágio)
O aluno terá que provar que o pequeno ensaio foi mesmo realizado por ele e o docente possui ferramentas/metodologia para aferir da sua autoria (ou eventual fraude).
1. Formula claramente o problema
Deves começar pelo problema. Mas, muitas vezes, não basta formular o mais claramente possível o problema para as coisas ficarem completamente claras e não haver margem para dúvidas ou ambiguidades. Se, por exemplo, a pergunta é "se os animais têm direitos", é preciso dizer exatamente que direitos se tem em mente e dar exemplos concretos; deves igualmente deixar bem claro se estás a referir-te a todos os animais - incluindo os piolhos e as baratas - ou só a alguns (como por exemplo os animais domésticos).
2. Enuncio qual o objetivo do meu ensaio
Um ensaio pode ter diferentes objetivos. Se o teu objetivo é oferecer razões para acreditar numa determinada tese, então deves dizer que é isso o que vais procurar fazer (criar discípulos, seguidores).
3. Mostro a importância ou interesse do problema
Deves procurar mostrar por que razão é importante que nos ocupemos do problema de que se ocupa. Uma maneira de fazer isso é mostrar o que estaríamos a perder se não o fizéssemos (...).
4. Mostro a proposição que quero defender, isto é, a tese
Neste momento, deves apresentar a tua posição. Isso deve ser feito mostrando qual é a proposição (tese) que irá ser defendida.
5. Apresento os argumentos a favor dessa proposição (tese)
Deves apresentar cuidadosamente os argumentos a favor da proposição (tese) que queres defender. Pode haver vários argumentos. (...) Nesse caso, deves concentrar-te apenas nos dois ou três que te pareçam ser os mais fortes (sólidos / cogentes) e expô-los por palavras tuas, tentando mostrar que são válidos e que as suas premissas são verdadeiras ou, pelo menos, plausíveis (...).
6. Exponho as principais objeções ao que acabou de ser defendido
Deves apresentar as principais objeções (críticas) aos teus argumentos, quer indicando possíveis contraexemplos ao que é afirmado em algumas das premissas, quer disputando a sua plausibilidade, quer questionando a validade dos próprios argumentos. Deves procurar as objeções que te pareçam mais fortes e não escolher apenas as mais fracas e fáceis de responder (...). Deves apresentar as objeções por palavras tuas, e não te limitares a citar os autores consultados, pois só assim mostras compreender o que escreveste.
7. Respondo às objeções
Uma vez apresentadas as objeções à tua tese, deves dizer o que há de errado com elas, ou como lhes responder.
8. Tiro conclusões
Deves resumir muito brevemente o teu argumento principal e expor as tuas dúvidas, caso existam. Mesmo que te inclines mais para uma das respostas concorrentes, não deves hesitar em apresentar os teus pontos (argumentos) fracos. Se te parecer haver razões para não tomares posição na disputa, deves, ainda assim, apresentar essas razões. Nota que, na conclusão, não deves apresentar seja o que for que não tenhas dito/apresentado anteriormente.
Fonte:
Artur Polónio, «Como Escrever um Ensaio Filosófico», Páginas de Filosofia - http://www.paginasdefilosofia.net/como-escrever-um-ensaio-filosofico/
(Consultado em 16 de outubro de 2021 e adaptado)
TEMAS/PROBLEMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
(Retirado do documento «Aprendizagens Essenciais para o 11º Ano»)
1. A redefinição do humano
pela tecnociência.
2. Problemas éticos na criação
da inteligência artificial.
3. Problemas éticos e
políticos do impacto da sociedade da informação no quotidiano.
4. Problemas éticos e
políticos do impacto da tecnociência no mundo do trabalho.
5. Problemas éticos na
manipulação do genoma humano.
6. Questões éticas da
reprodução assistida.
7. Cuidados de saúde e
prolongamento da vida.
8. A legitimidade da
experimentação animal.
9. A ciência e cuidado pelo
ambiente.
10. Organismos geneticamente
modificados e o impacto ambiental e na saúde humana.
11. Arte, sociedade e
política.
12. O ateísmo e os argumentos
contemporâneos sobre a existência de Deus.
13. Outros (desde que
inseridos nas áreas filosóficas das Aprendizagens Essenciais propostas para o
11.º ano).
NOTA: os referenciais do 11º Ano para a CIDADANIA e DESENVOLVIMENTO são:
- Saúde;
- Instituições e participação democrática;
- Mundo do Trabalho.
TEMAS/PROBLEMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
(Documento «Aprendizagens Essenciais para o 10º Ano», Pág.12/13)
1. Erradicação da pobreza.
2. Estatuto dos animais.
3. Responsabilidade ambiental.
4. Problemas éticos na interrupção da vida humana.
5. Fundamento ético e político de direitos humanos universais.
6. Guerra e paz.
7. Igualdade e discriminação.
8. Cidadania e participação política.
9. Os limites entre o público e o privado.
10. Outros (desde que inseridos nas áreas filosóficas das Aprendizagens Essenciais propostas para o 10º ano).
NOTA: os referenciais do 10º Ano para a CIDADANIA e DESENVOLVIMENTO - destacados a verde - são:
- Direitos humanos;
- Desenvolvimento sustentável;
- Voluntariado ou Outros (Competências do Séc. XXI) - Opcional.
Exemplos de pequenos Ensaios Filosóficos
Na Associação Portuguesa de Filosofia (AQUI) podes encontrar bons exemplos de pequenos ensaios filosóficos premiados. Inspira-te!
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ALGUNS ENSAIOS FILOSÓFICOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO 11º ANO (Ano letivo 2022/2023)
da Escola Secundária Emídio Navarro
- Turmas CSE; CT3; CT4 e LH -
(selecionados com o apoio dos professores dos conselhos de turma respetivos e considerados significativos no âmbito da
DAC de Cidadania e Desenvolvimento).
Ensaio da aluna Mariana Tomé do 11º CT4
Ensaio da aluna Valentina Besliu do 11º CSE
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