domingo, 19 de fevereiro de 2023

FILOSOFIA DA ARTE - «Deixarei Os Jardins A Brilhar Com Seus Olhos» - Poema de Herberto Helder...


HERBERTO HELDER - Filho de Romano Carlos de Oliveira (Funchal, Monte, baptizado a 26 de Novembro de 1895) e de Maria Ester dos Anjos Luís Bernardes (c. 1900 - 1938), tinha duas irmãs, Maria Regina e Maria Elora. Herberto Hélder nasceu no n.º284 da Rua da Carreira, numa casa que pertencia à família do cientista e naturalista madeirense Adolfo César de Noronha.

Casou duas vezes: com Maria Ludovina Dourado Pimentel (de quem tem uma filha, Gisela Ester Pimentel de Oliveira, por casamento Lopes da Conceição) e com Olga da Conceição Ferreira Lima.

Foi pai do jornalista Daniel Oliveira, nascido da relação que teve com Isabel Figueiredo.

Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo trabalhado em Lisboa como jornalistabibliotecáriotradutor e apresentador de programas de rádio. Viajou por diversos países da Europa realizando trabalhos corriqueiros, sem nenhuma relação com a literatura e foi redactor da revista Notícia em Luanda, em 1971, onde sofreu um acidente grave. 

Também foi um dos colaboradores da efémera revista Pirâmide (1959-1960).

É considerado um dos mais originais poetas de língua portuguesa. Era uma figura misantropa, e em torno de si pairava uma atmosfera algo misteriosa uma vez que recusava homenagens, prémios ou condecorações e se negava a dar entrevistas ou a ser fotografado. Em 1994 foi o vencedor do Prémio Pessoa, que recusou.

Teve, antes da Revolução dos Cravos, ficha na Polícia Internacional e de Defesa do Estado que o identifica numa biblioteca em Castro Verde como alguém com “características comunistas”. Foi por algum tempo filiado no Partido Comunista Português.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário